O Sistema de Comunicação Pública Encontro das Águas inaugurou nesta sexta-feira (13/05) canais de televisão e rádio em Manacapuru. Por meio do projeto de interiorização do Sistema, o município foi contemplados com os canais 2.1 (canal principal), 2.2, 2.3 e 2.4 do Projeto Aula em Casa e a Rádio Fm 103,7 Mhz.

Manacapuru é o quarto município a receber os canais do Aula Em Casa, da Tv e da Rádio Encontro das Águas. Durante solenidade de descerramento da placa inaugural do sistema irradiante, o presidente do Sistema Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, destacou a alegria e a receptividade dos professores e dos alunos que serão os protagonistas dos conteúdos veiculados pelos canais do Aula em Casa. “Hoje é um dia de muita alegria, vocês (apontando para os alunos) são os homens e as mulheres de amanhã, o nosso futuro. Obrigado pela recepção. Obrigado ao Governador Wilson Lima que permitiu que esse projeto se concretizasse, um gesto de uma gestão espetacular. Semana que vem vai ter Sistema Encontro das Águas entrando no ar em Rio Preto da Eva e Novo Airão. Logo estaremos lá em Boca do Acre, Eirunepé, Tabatinga ir por aí afora”, afirma Lopes.

Para o Coordenador Regional de Ensino de Manacapuru (SEDUC-AM), Messias Furtado, a comunidade ganha muito com a chegada do Sistema Encontro das Águas que ajudará alunos e professores a recuperarem os prejuízos provocados pela pandemia. “Nosso agradecimento ao Governador que tem se sensibilizado como o interior do Estado, em especial com a educação”, comemora o coordenador.

De acordo com o empresário Hélio é de grande importância que os moradores, os alunos da cidade, possam acompanhar, pela tv e pelo rádio, os assuntos que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. “O interior precisa ver e ouvir o que se passa no Estado. Nós temos aí, por exemplo, a discussão profunda em torno do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), eles tem o direito de ver e ouvir sobre o tema. Eles terão palestras, homens da cultura falando pra eles. É um momento inédito, o interior vai ter tv digital”, disse Hélio.

Representando o Governador Wilson Lima, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, disse que esse é um momento histórico que ficará marcado pela brilhante iniciativa do Governador e pela trabalho incansável do colega Oswaldo Lopes que comanda com maestria a valorosa equipe do Sistema Encontro das Águas. “Os municípios estão esperando para receber esses conteúdos de qualidade e logo vão receber em suas casas, espetáculos trazidos e transmitidos direto do Teatro Amazonas e outras iniciativas culturais nossas que estão sempre na tela da Tv Encontro das Águas. Parabéns ao município de Manacapuru que recebe a essa estrutura, agora é hora de aproveitar esse momento histórico e certamente todo Estado do Amazonas logo receberá essa cobertura com jornalismo, informação de qualidade, educação e também cultura diretamente da nossa Tv e Rádio Encontro das Águas”, disse Marcos Apolo.

Em Manacapuru, assim como no Careiro Castanho, o Sistema Encontro das Águas inaugurou o primeiro canal digital do município, e o terceiro sistema irradiante do projeto de Interiorização.

Além do jornalismo, shows e novelas da Tv Encontro das Águas, músicas e transmissões esportivas da Rádio Encontro das Águas, os moradores de Manacapuru terão acesso ao Aula Em Casa, projeto de ensino à distância da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas – SEDUC-AM.

Oswaldo Lopes destacou que a chegada da televisão amplia o acesso dos alunos aos conteúdos do Aula em Casa diante das dificuldades que existem com a qualidade da conexão de Internet na região. “Um presente para os jovens de hoje, homens e mulheres de amanhã. O sistema chegou para incluir quem não conseguia ter acesso aos conteúdos educativos”, destaca o presidente do Sistema Encontro das Águas.

O processo de interiorização do sistema de comunicação terá como polos 31 municípios, onde as antenas de transmissão estão sendo instaladas em escolas estaduais. Até o fim de 2022, todos os municípios previstos receberão o investimento e a estrutura técnica necessária para ampliar o sinal da TV pública estadual. São eles: Anamã, Apuí, Autazes, Benjamim Constant, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga e Tefé.

 

 

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo