Além do auxílio na alimentação, os alunos da rede estadual terão acesso ao “Aula em Casa”
Como parte da Operação Estiagem 2024, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar garantiu a entrega de mais kits do “Merenda em Casa” para os alunos da zona rural de Manaus. Com a seca dos rios, cerca de 500 estudantes, de 20 escolas estaduais da zona rural, estão tendo dificuldades de acesso às unidades escolares. Aproximadamente 4 toneladas de alimentos serão distribuídas, conforme cronograma definido pela Secretaria de Educação.
Na quarta-feira (09/10), as entregas chegaram aos alunos da comunidade Baixo Rio Preto da Eva. E nesta quinta-feira (10/10), as entregas são para os alunos impactados da Escola Estadual (EE) Pedro Silvestre, na zona oeste de Manaus.
Os kits contam com 14 itens alimentares e são entregues às famílias dos estudantes. De acordo com a secretária executiva adjunta da capital, Edilene Pinheiro, na zona rural de Manaus, as entregas se iniciam com os alunos do Ensino Mediado por Tecnologia e são de extrema importância para auxiliar na alimentação dos estudantes, mesmo longe da escola.
“Esse kit compõe os itens da alimentação escolar. Hoje a gente está dando continuidade, e vamos atender toda a zona rural do município de Manaus, o que vai beneficiar muito os nossos alunos, que continuam com seu ensino através de aulas remotas”, ressaltou a secretária.
A Escola Monte Sinai, na comunidade Baixo Rio Preto da Eva, já recebeu os kits. O professor Orisvaldo Macedo reuniu pais e alunos para a entrega da alimentação.
“Quando seca o rio fica inviável para a lancha entrar nos igarapés, e temos muitos alunos morando nos igarapés, então não tem como os alunos virem e, por isso, fazemos aulas remotas. Os kits são uma grande ajuda para os alunos que ficam em casa”, explicou o professor.
Segundo a estudante Alciane Alfaia, 17, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Monte Sinai, ir às aulas durante o período da estiagem é cansativo, pois ela precisa andar por 1 hora e meia. Além disso, também é difícil conseguir comprar alimentos durante a seca.
“O ‘Merenda em Casa’ vai ajudar bastante, porque onde eu moro é difícil até comprar alimento por não ter mercado perto, a gente tem que sair para comprar as coisas e, às vezes, não tem como”, comentou Alciane.
A Secretaria de Educação também realizou a entrega dos kits na Comunidade Baixo Paraná da Eva, para os alunos da Escola São Jorge. Mais de 40 kits foram entregues nas duas comunidades. Wesley Maricaua, 22, que está na 3ª série do Ensino Médio, afirmou que durante o período sempre enfrenta dificuldades.
“Eu moro do outro lado, até chegar na escola e voltar novamente para casa já é noite. O kit vai ajudar bastante”, disse o aluno, que também teve as aulas presenciais suspensas.
Até esta quinta-feira (10/10), mais de 4,3 mil alunos da rede estadual de ensino, de 20 municípios, estavam impactados pela estiagem. Em Manacapuru, Autazes e Jutaí, 1.251 kits do “Merenda em Casa” já foram entregues aos alunos que não conseguem mais chegar às unidades de ensino.
Aula em casa
Além do auxílio na alimentação, os alunos da zona rural de Manaus têm acesso ao “Aula em Casa”, projeto prioritário que visa dar seguimento ao ano letivo durante o período da estiagem. Os estudantes poderão acessar videoaulas e apostilas digitais e, também, receberão materiais didáticos impressos em casa.
A resolução N.º 121, aprovada em agosto de 2024, pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM), foi o documento que autorizou a operacionalização do regime especial de aulas não presenciais a ser ofertado, em caráter excepcional, nas escolas da rede estadual de ensino durante a estiagem.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar