Até o momento, mais de 2 mil kits já retornaram aos pontos de apoio na capital

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, já iniciou a entrega dos kits de alimentação do programa “Merenda em Casa” em Manaus. No entanto, para que o delivery seja realizado com sucesso, pais, responsáveis e alunos maiores de idade devem estar atentos ao telefone registrado durante o cadastramento no aplicativo Sasi. Muitas vezes, o entregador precisou entrar em contato com o beneficiado e não obteve sucesso, resultando no retorno do kit a um dos postos de apoio distribuídos pela capital.

Até a quarta-feira (13/05), a secretaria registrou pelo menos 2.965 tentativas de contato com a família, sem sucesso. Uma vez perdida a entrega, os responsáveis devem aguardar que a pasta entre em contato e agende o recebimento em um dos pontos de coleta espalhados por Manaus. O local e horário para retirada será informado durante o contato feito pelas equipes de distribuição. A medida é válida para todos que perderam a entrega delivery.

“Nós estamos tendo dificuldade porque muitas pessoas não estão fazendo o cadastramento correto. É preciso colocar o nome da rua, o número da casa, colocar o bairro, colocar o telefone correto. Nós não estamos conseguindo entregar os kits com a velocidade que gostaríamos porque o motorista chega na casa e não tem ninguém de maior ou então não encontra a aquela rua, aquela casa, aquele beco. A gente liga e ninguém atende, ou não é aquela pessoa”, explica o coordenador distrital de Educação, Orlando Moura.

É importante reforçar que os pais e alunos não devem se dirigir até a escola do estudante ou a qualquer outro posto de apoio até que a Secretaria de Educação entre em contato. Até porque o ponto de retirada do kit do “Merenda em Casa” será informado por meio de ligação telefônica. Uma vez contactado, o responsável deverá, ainda, seguir as orientações dos órgãos da Saúde para a retirada do benefício. Entre elas, está o uso obrigatório de máscara.

De acordo com o coordenador, 100 escolas em todas as zonas da cidade funcionam com ponto de retirada da cesta, composta por 11 itens. “O kit volta para a escola, e esse cadastro vai ser acessado pela equipe da Seduc, que vai ligar, procurar o cadastro desse aluno na escola em que ele estudou, nós vamos localizar esse aluno e atualizamos o endereço dele. Aí nós agendamos, nós não vamos mais na casa dele entregar. Agendamos o dia, a hora e o local onde essa pessoa vai com os documentos dela de maior, com os documentos do aluno, para receber o seu kit”, informa o gestor.

Delivery – A Secretaria de Educação adotou o sistema delivery e, desde o último dia 27 de abril, está realizando as entregas em Manaus, seguindo a logística determinada pela equipe da pasta. Somente será realizada uma tentativa. Por isso, é importante que haja sempre alguém em casa e que o responsável fique atento ao telefone.

“O Programa ‘Merenda em Casa’ é um programa criado pelo Governo do Estado para atender os alunos da rede estadual de ensino no Estado do Amazonas. Hoje nós temos cerca de 440 mil alunos beneficiados por esse programa, que leva até as residências o kit de merenda escolar, nesse momento em que nós estamos, de aulas não presenciais aos alunos”, afirma o coordenador distrital de Educação.

FOTOS: Michell Mello/Secom

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