Manaus recebe, neste fim de semana, o espetáculo República Lee – Um Musical ao Som de Rita, em homenagem ao Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho. A montagem, idealizada pela atriz e cantora amazonense Cella Bártholo, sobe ao palco do Teatro Amazonas com apresentações neste sábado (12/07), às 20h, e no domingo (13/07), às 19h. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site shopingressos.com.br.
Inspirado na obra da icônica Rita Lee, o musical mistura teatro, cinema e música ao vivo, propondo uma experiência estética que rompe formatos tradicionais. No enredo, cinco jovens artistas vivem em uma república e decidem gravar um filme, enquanto enfrentam os desafios da arte independente em meio a contextos de repressão e resistência.
“O público pode esperar algo diferente de tudo. Tem cena ao vivo, projeção, câmera no palco… Tudo costurado com a música da Rita, que por si só já é poderosa. Viver isso em Manaus, com minha gente, é especial demais”, destaca Cella, que também atua na montagem.
Com estreia de sucesso em São Paulo, República Lee já conquistou diversas indicações, como o Prêmio Prio do Humor, criado por Fábio Porchat, e o Destaque Imprensa Digital, nas categorias de melhor dramaturgia e atuação. O espetáculo também integra a programação cultural apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Além de celebrar a liberdade criativa de Rita Lee, a obra resgata o contexto da ditadura militar e os impactos sobre a vida dos artistas brasileiros. Para o diretor musical e ator Hugo Kerth, a proposta é provocar o público com uma trilha sonora potente e reflexões atuais. “As músicas embalam os momentos de romance, tensão e também os conflitos políticos vividos pelos personagens”, afirma.
Após a passagem por Manaus, o musical segue em turnê pelo Brasil, com sessões previstas para o Rio de Janeiro em agosto.
*Com informações da repórter Érica Oliveira e Agência Amazonas



