Projetos apresentados fazem parte das ações do Programa Agro Amazonas, criado pelo Governo do Estado

Na manhã deste sábado (11/12), dentro da programação da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) apresentou projetos relacionados ao desenvolvimento das cadeias produtivas animal e vegetal do estado. Os projetos integram as ações do Agro Amazonas, programa criado pelo Governo do Estado para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica local, a partir de iniciativas que gerem capacitação, emprego e renda aos produtores.

A apresentação dos projetos, realizada pelos técnicos do Sistema Sepror no auditório da Expoagro, é a finalização de uma série de sete módulos de cursos oferecidos pela pasta de Produção Rural e pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama). Os projetos foram elaborados obedecendo a critérios como a viabilidade técnica, econômica e social, de modo a impulsionar as cadeias produtivas e incentivar o investimento no agronegócio, melhorando, principalmente, a vida do produtor rural.

Para o secretário Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror, a proposta do Governo do Estado é formar recursos humanos para promover o desenvolvimento sustentável do estado.

“Estamos aqui na apresentação de projetos da cadeia produtiva de origem animal e vegetal com alunos que são técnicos do Sistema Sepror, que fizeram essa capacitação. Nós, enquanto governo, precisamos investir em recursos humanos capazes de elaborar projetos e captar recursos para quem quer empreender no Agro do Amazonas. Essa capacitação foi muito importante, é uma parceria da Sepror com a Ciama e toda a equipe, que não mediu esforços para que essa integração fosse possível”, afirmou o secretário.

Foram apresentados seis projetos voltados à cadeia animal e vegetal, que foram avaliados por uma banca composta pelo titular da Sepror, representantes da Ciama, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf), Banco do Brasil e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Propostas – Dentre os destaques, estão projetos voltados à cadeia vegetal: “Fábricas de frutas secas”, da colaboradora Cira Senna; “Liofilização de Açaí”, de Geraldo Couto; “Queijaria para Unidade Familiar de Produção Agrária”, de Lilian Toffanetto; “Modernização Verticalização da Abufari, Coleta de Produtos Florestais Ltda para a Fabricação de Produtos e Subprodutos à Base de Castanha do Brasil”, de Luiz Rocha Maciel; e “Brew Manaós”, de Orleidson Maia.

Como destaque na cadeia animal, os projetos apresentados foram: “Estudo de Viabilidade no Curtimento da Pele Cortume do Pirarucu”, de Antônio Ivan; e “Criação de Tambaqui em Sistema Intensivo”, da colaboradora da Sepror, Karla Almeida.

Para Cira Sena, colaboradora da Ciama e autora de um projeto voltado à cadeia vegetal, o curso é importante para qualificar os servidores, a fim de nortear os produtores no desenvolvimento dessas cadeias.

“A proposta dessa capacitação é trazer conhecimento técnico, pesquisa e transformar em um empreendimento para o estado do Amazonas. Todos os projetos aqui estão disponíveis para ser apresentados ao investidor ou a um grupo de cooperados que desejem iniciar um negócio ou ampliá-lo nas cadeias produtivas apresentadas”, disse Cira.

A engenheira de pesca da Sepror, Karla Almeida, destacou a importância do conhecimento obtido por meio do curso. “Esssa capacitação veio para engrandecer o nosso trabalho. Temos a experiência no campo e juntamos com a teoria para aprimorarmos o nosso conhecimento, pois a maioria dos técnicos já faz projetos tanto para crédito quanto para a apresentação de editais, e o curso só engrandece esse trabalho”, destacou a engenheira.

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo