Está em processo de licitação no Centro de Serviços Comunitários (CSC) o projeto que contempla a recuperação do Ramal do Porto do Açaí, situado na zona rural do município de Guajará, distante 1.476 quilômetros em linha reta de Manaus. A abertura das propostas de preço está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (31/05), segundo informações da CSC.

A divulgação das propostas acontece após a publicação do resultado do julgamento dos recursos, interpostos por duas empresas concorrentes ao certame, que não foram aceitos.

De iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), o projeto prevê a recuperação dos 3,94 quilômetros de extensão do Ramal do Porto do Açaí, o qual liga as diversas comunidades existentes em seu entorno à sede do município, facilitando assim o deslocamento entre as comunidades, o escoamento da produção e a comercialização de hortifrutigranjeiros.

Com investimento global previsto de R$ 3.991.545,94, serão realizados serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem e ainda sinalização vertical e horizontal. Esse valor deve ser alterado para menor no decorrer do processo licitatório.

A obra de recuperação do Ramal do Porto do Açaí, em Guajará, está inserida em um pacote de obras do Governo do Amazonas, lançado logo no início da gestão do governador Wilson Lima, voltado para a recuperação e construção de ramais no interior. Esse pacote já beneficiou municípios como Autazes, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itapiranga, Silves, Manaquiri, Tabatinga, Tefé, Borba, Fonte Boa e Manicoré, dentre outros.

O secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, destacou a importância da construção de ramais no interior do Amazonas. “Muitos ramais possuem apenas o revestimento primário e nós estamos trabalhando para levar a pavimentação para todos os municípios. Essa é uma preocupação do governador Wilson Lima em promover o desenvolvimento da população interiorana. A pavimentação desses ramais melhora a condição de vida da população e proporciona mais oportunidades”, explicou.

Obras de infraestrutura – Também em Guajará, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), concluiu recentemente a obra de revitalização do sistema viário da sede do município e a construção do Ramal do Gama (19,22 km).

O município de Guajará está situado na calha do Juruá, na região sudoeste do Amazonas, na fronteira com o Estado do Acre. Sua população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2020, é de 16.937 habitantes.

FOTO: Divulgação/Seinfra

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo