Polícia Civil inaugura projeto de implementação de barreiras de proteção de acrílico nas unidades policiais
Com o objetivo de assegurar, cada vez mais, a proteção à saúde dos servidores e da população em geral, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Polícia Civil do Amazonas implementou, na manhã de quarta-feira (29/04), a instalação de barreira de acrílico no balcão de atendimento ao público, na sede do 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Após o projeto-piloto, a medida será adotada em mais cinco unidades policiais até o fim desta semana.
A inauguração do projeto contou com a presença da delegada-geral, Emília Ferraz, e do delegado Christiano Castilho, titular do 14° DIP. A instituição já vem distribuindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando diminuir os riscos de contágio da doença, para os servidores da capital e interior. A partir de agora, haverá um foco, também, voltado à instalação dessas proteções de acrílico nas unidades policiais do estado.
Para o delegado Castilho, a medida aumentará a proteção dos servidores e do próprio público, durante os atendimentos presenciais.
“É de extrema importância a instalação da proteção de acrílico nos balcões de atendimento do 14° DIP, tendo em vista ser este DIP a Central de Flagrantes da zona leste da capital, ou seja, o serviço público nesta unidade é ininterrupto, funcionando 24 horas por dia. Portanto, essa medida é digna de elogios, pois demostra que a gestão da Polícia Civil pensa na proteção dos servidores, bem como na preservação da saúde do cidadão que busca orientação e apoio da nossa instituição”, explicou o titular do 14º DIP.
Até o fim desta semana, serão instaladas proteção de acrílico em mais cinco Centrais de Flagrante, sendo a Delegacia Especializada em Crimes contra à Mulher (DECCM), a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), além do 1º, 6º e 19º DIP. Posteriormente, será cumprido um cronograma de instalação nas demais delegacias.
A delegada-geral da instituição destacou que o projeto faz parte das ações realizadas pela Polícia Civil, visando a segurança dos servidores.
“Essa é mais uma medida da instituição com intuito de garantir a segurança e, principalmente, a saúde dos nossos policiais que diuturnamente estão trabalhando em prol da segurança da população. Implementamos esse projeto-piloto no 14° DIP. Até o fim desta semana, iremos estender para outras cinco delegacias que funcionam como Central de Flagrantes e, posteriormente, iremos implantar em outras unidades policiais”, declarou Emília Ferraz.
EPIs – No prazo de um mês, já foram distribuídos para os servidores da capital e do interior do estado cerca de 500 litros de álcool 70% liquido e em gel, 4 mil luvas, 1,8 mil máscaras, entre descartáveis e reutilizáveis.
Dentre os materiais distribuídos para os policiais, estavam protetores faciais e máscaras de tecido, doados para instituição por empresários da capital.
Higienização – A Polícia Civil também elaborou um cronograma para fazer a higienização em todas as unidades policiais da capital. Obedecendo à agenda, já foram higienizados o 3º e 12º DIPs, DEHS, Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI). O procedimento de higienização será realizado um vez por semana nas unidades policiais.
FOTOS: Divulgação/PC-AM