O curso de especialização de Vigilância em Saúde para 40 profissionais atuantes nas áreas de vigilância e atenção à saúde da capital e do interior iniciou nesta quarta-feira (04/03). A abertura aconteceu no auditório Wilson e Graça Alecrim, no Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB) da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, destacou a integração e importância de profissionais capacitados para área de vigilância. “Hoje temos uma ótima comunicação com todas as instituições, desde os profissionais municipais, passando pelas Fundações, até o Ministério da Saúde (MS). Nosso Sistema de Vigilância funciona”, afirmou.

A especialização é realizada pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com o Hospital Sírio Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do MS.

O curso de especialização tem como objetivo especializar os profissionais que atuam no SUS, preferencialmente na área de Vigilância em Saúde para atuar em diferentes cenários, articulando as ações de vigilância, prevenção, promoção e controle de doenças e agravos. O Hospital Sírio Libanês (HSL) é responsável pela oferta pedagógica e realização do curso, que terá a duração de 10 meses, com encontros mensais no auditório da FMT-HVD.

Além do secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias, e do diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Vinitius de Farias Guerra, estavam presentes a superintendente estadual do Ministério da Saúde no Amazonas, Fanice Lopes de Souza, e a diretoria executiva da Escola de Saúde Pública de Manaus, Kassia Janara Veras Lima.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FMT

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo