Reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), inseridos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), estão realizando serviços de manutenção nas salas administrativas da Escola Estadual Giovanni Figliuolo, que fica localizada dentro da unidade prisional no ramal do Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa vista).

Os trabalhos no local são feitos em parceria com a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada. Eles estão em curso desde o início desta semana e tem como objetivo ofertar um maior conforto e segurança aos professores que ocupam o espaço. Entre os serviços que estão sendo executados estão: manutenção na parte elétrica, pintura e reestruturação das salas.

Estão participando das atividades três internos, sendo dois pedreiros e um eletricista. Os reeducandos já têm a experiência de realizar diversos trabalhos de manutenção na unidade e são profissionais capacitados por meio de cursos profissionalizantes ofertados pela Seap. A expectativa é de que os trabalhos de manutenção nas salas administrativas da escola sejam finalizados até o final da próxima semana.

O diretor do Compaj, Lucas Maceda, explica os benefícios e importância dos serviços de manutenção no local. “O avanço na ressocialização passa pela transformação cultural dos internos por meio da educação. Para que os professores proporcionem boas aulas e consigam estimular os detentos a despertar sua vontade de aprender, é necessário que eles tenham instalações dignas e boas, não somente nas salas de aula, mas também em sua sede administrativa, pois é lá que podem planejar suas aulas e proporcionar aos internos um ensino de qualidade”, disse.

Remição de pena – De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), Lei nº 7.210, os internos que realizam trabalhos como este nas salas administrativas garantem a diminuição em suas penas, sendo menos um dia a cumprir por cada três dias de trabalho realizado.

FOTOS: Divulgação/Seap

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo