canal 2.1

CANAL 513

FM 97,7

CANAL 20.1 (PARINTINS)

FM 95.9 (Parintins)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Unidade funcionará na modalidade Cozinha Popular servindo 400 litros de sopa diariamente

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (21/06), mais uma unidade do programa Prato Cheio no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Na modalidade cozinha popular, o local vai servir 400 litros de sopa por dia, de segunda-feira a sábado, atendendo a população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

Essa é a 17ª unidade do programa social inaugurado no interior do estado. O programa é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam).

“Esse é um programa que me toca muito porque ajuda as pessoas que mais precisam, aquelas pessoas em condição de vulnerabilidade social. Estamos inaugurando o nosso décimo sétimo restaurante popular, e eu só vou sossegar quando tiver um restaurante popular em cada município”, afirmou Wilson Lima.

O programa Prato Cheio é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1 real, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.

A dona de casa Valcilene Germano, de 30 anos, levou a filha e duas sobrinhas para almoçar no restaurante popular e destacou a necessidade da implantação do projeto na cidade.

“Eu gostei, é muito bom porque a gente nunca teve uma coisa assim importante para tentar ajudar as pessoas, porque muita gente, às vezes, não tem o que comer mesmo. Isso é muito bom, gostei mesmo. Espero que continue sempre assim ajudando a gente, porque precisamos muito aqui em São Gabriel”, disse.

Com a inauguração dessa unidade, o Governo do Amazonas já implantou, desde o ano passado, 17 unidades do Prato Cheio no interior do estado. Receberam restaurantes populares os municípios de Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Barreirinha, Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo e Manicoré. Rio Preto da Eva, Tabatinga, Maués, Iranduba, Borba, Careiro Castanho e Lábrea, e agora São Gabriel da Cachoeira ganharam uma cozinha popular.

Manaus conta com 11 unidades do programa. Amanhã, haverá a inauguração de uma unidade no bairro São José, na zona leste da cidade. O público prioritário atendido diariamente pelo equipamento público de segurança alimentar são pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza e baixa renda, além de desempregados, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência.

Fotos: Tácio Melo / Secom

Comentários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin