Penitenciária foi reformada por reeducandos do programa Trabalhando a Liberdade

Nesta quinta-feira (04/11), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou a certificação de internos no curso de Pintura Predial e entregou as obras de revitalização da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) (distante 176 quilômetros de Manaus). As ações foram promovidas em parceria com a empresa terceirizada Reviver Administração Prisional Privada.

Estiveram presentes no evento, o secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida; o secretário-executivo adjunto, coronel André Luiz Barros Gioia; o coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho; o diretor de ressocialização, Lucas Maceda; o deputado estadual, cabo Alcimar Maciel Pereira, entre outros convidados.

Durante os dois últimos meses, 17 internos do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade estiveram atuando na ampliação da lixeira, construção da horta, sala de jogos e biblioteca e na adequação de celas da UPI. Em agosto, os reeducandos finalizaram a construção de dois vestiários (feminino e masculino), um depósito, um almoxarifado e dois alojamentos.

Segundo o diretor da UPI, Antônio Cordeiro, os novos espaços irão contribuir para o funcionamento de serviços realizados no local. A ampliação da lixeira possibilitará o descarte correto do lixo; a horta prevê a ocupação de dois reeducandos, que farão uso da colheita no preparo das refeições de internos e colaboradores; a sala de jogos funcionará como uma alternativa de entretenimento para os agentes de segurança penitenciária durante o horário de descanso, enquanto a biblioteca facilitará o acesso a livros e projetos de remição de pena pela leitura aos privados de liberdade. Estima-se ainda que com a adequação de celas haja um aumento no número de vagas de detentos.

Para o secretário da Seap, a revitalização da UPI é um marco no sistema prisional. “Esta unidade carecia há muitos anos de reparos internos em sua estrutura. Agora, pudemos entregar ambientes totalmente reformulados e aptos, o que aumenta a segurança e capacidade da unidade, bem como a realização de atividades desenvolvidas com os internos. Tudo com a mão de obra dos reeducandos”, comentou Almeida.

Nova parceria – Durante o evento foi anunciado ainda o início das tratativas da parceria com a Prefeitura de Itacoatiara para o uso da mão de obra carcerária na manutenção de prédios e espaços públicos, iniciativa que promete reduzir custos para o Estado e estimular a ressocialização dos apenados.

Curso de Pintura Predial – Durante a reinauguração da UPI, 15 internos receberam o certificado do curso de Pintura Predial, de carga horária de 120 horas, ofertado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

FOTOS: Divulgação/Seap


LEGENDAS:

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo