A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Coordenação de Saúde do Sistema Prisional (CSSPAM) e a Clínica Renal de Manaus, promoveu mais uma ação para os seus servidores, desta vez em alusão ao Dia Mundial do Rim.
Com o tema “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatina!” as atividades aconteceram na manhã desta quarta-feira (11/03) no auditório da sede da Secretaria, localizada na rua Gabriel Salgado, s/nº, prédio Cônego Gonçalves de Azevedo, no Centro de Manaus.
A campanha mundial visa estimular a saúde dos rins e tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo mundo. A data será celebrada amanhã, dia 12 de março, e alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da DRC – Doença Renal Crônica.
A psicóloga Loise Marinho Cavalcante e a nutricionista Maria José Rodrigues conversaram com os presentes no local sobre a manutenção saudável dos rins. “Quando o rim perde a sua capacidade de realizar suas funções básicas, ele sobrecarrega todos os órgãos. A prevenção é simples, já o tratamento é doloroso e moroso, além das restrições pelas quais o paciente precisa se submeter, o que nem sempre conseguem e por isso o índice de mortalidade é altíssimo”.
Na ocasião, os servidores tiveram a pressão arterial aferida e fizeram teste de glicemia para verificar a quantidade de açúcar no sangue, procedimentos simples que, ao apresentarem alteração, podem se caracterizar como os primeiros indicativos de um possível problema renal.
Para a coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário do Amazonas, Alyne Eliza Botelho, os benefícios de ações como essa, voltada para os servidores são diversas. “Conforme vamos tendo conhecimento a gente consegue ver aonde estamos falhando e quais as consequências disso”, ressaltou.
Doença Renal Crônica – A DRC é silenciosa e afeta várias funções no organismo, dentre elas a pressão arterial, a eliminação das toxinas do corpo, a filtragem do sangue e o controle de sal e água no organismo. Assim, é fundamental a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEAP