Referência no tratamento às doenças infecciosas, parasitárias e tropicais, a unidade está completando 50 anos de atuação
A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), completou 50 anos de atuação no dia 31 de março e comemora a data sábado (06/04), com um mutirão de atendimento à população.
O atendimento no sábado ser, das 8h às 12h, na sede da FMT, no Dom Pedro, zona centro-oeste, terá oferta de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aberto à população. No mesmo horário, a unidade também atenderá pacientes em Dermatologia Clínica e Infectologia, já pré-agendados.
A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância da unidade, que é referência internacional no tratamento às doenças infecciosas, parasitárias e tropicais, e ocupa espaço de destaque na produção de conhecimentos científicos nessa área. Nayara Maksoud diz que a ação aberta ao público que será realizada pela FMT amplia ainda mais o acesso da população aos serviços oferecidos.
Durante a ação de sábado, quem comparecer receberá orientações sobre cuidados e atenção para com as doenças tropicais. O diretor-presidente em exercício da FMT-HVD, médico Noaldo Lucena, ressalta que o objetivo da ação é orientar a população, promover o cuidado com a saúde e, também, celebrar o jubileu da Fundação.
“Celebrar os 50 anos da Fundação dessa forma, atendendo à população, é uma satisfação. A FMT é reconhecida internacionalmente e a atenção à população do Amazonas é a nossa melhor forma de devolver para a sociedade os ganhos científicos e humanitários”, observa o diretor.
Ele reforça que as testagens para Sífilis, Hepatites virais e HIV serão disponibilizadas para todo o público que comparecer à Fundação, durante o horário especial de atendimento. As consultas em Dermatologia e Infectologia, segundo Noaldo Lucena, foram todas agendadas com antecedência, visando diminuir o tempo de espera dos pacientes.
História da Fundação
A história de fundação da FMT começou em 1970, quando dois professores da Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema, juntamente com um grupo de estudantes, fundaram a Clínica de Doenças Tropicais.
Com o crescimento e a necessidade de expansão, a instituição mudou-se para um novo endereço em 1974, onde se encontra até hoje, agora como Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, homenageado, no nome, um dos principais fundadores da instituição.
FOTO: Divulgação