Suspensão no transporte fluvial de passageiros no estado não atinge casos de emergência e urgência, nem a volta de moradores a seus municípios de origem
Equipes do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estão realizando abordagens a embarcações atracadas na orla de Manaus. O objetivo é conscientizar tripulantes e passageiros nos barcos sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão e propagação do coronavírus (Covid-19).
Durante a abordagem, os servidores de Cidadania da Sejusc, em parceria com os da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), explicam sobre o que é o coronavírus, como se transmite, principais sintomas da doença e recomendações. Na embarcação visitada é afixado um cartaz com as informações para facilitar o acesso ao conteúdo.
De acordo com a secretária Caroline Braz, titular da Sejusc, a iniciativa é de extrema importância e reforça o trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Amazonas.
“Equipes da Secretaria de Justiça estão trabalhando em parceria com a Arsepam para trazer informações, abordar as pessoas que estão precisando do transporte intermunicipal e informá-los sobre as formas de prevenção, da necessidade do isolamento e, principalmente, sobre os decretos do Governo do Estado”, disse a secretária.
“É muito importante que neste momento todos tenham acesso a essas informações, e é por isso que as equipes estão diligentes acompanhando e, principalmente, trazendo informação para essa população”, acrescentou a titular da Sejusc.
Números – As abordagens acontecem desde segunda-feira (23/03). Até essa terça-feira (24/03), 25 embarcações foram visitadas pelas equipes da Sejusc e Arsepam, entre elas Dona Lindalva III, Comandante, Voyage, FB Dom Jackson II, Fred Willian I, São Bartolomeu V, A. Nunes II, Manuel Silva I e Cruzeiro do Amazonas.
Dentre os viajantes abordados nestas ações, três encontravam-se no grupo de risco para o coronavírus, sendo uma idosa de 85 anos, outra de 65 anos e uma adolescente de 15 anos, grávida de 4 meses. Todas tinham como destino o município de Tapauá (distante 449 quilômetros de Manaus).
Determinação – O transporte fluvial de passageiros no Amazonas, por embarcações de pequeno, médio ou grande porte, está suspenso como medida para evitar a propagação do coronavírus no interior do estado. A determinação do governador Wilson Lima consta no Decreto nº 42.087/2020, do dia 19 de março.
A suspensão não atinge os casos considerados de emergência e urgência, e nem a volta dos moradores aos seus municípios de origem, e não abrange o escoamento da produção de insumos e produtos para o interior. No entanto, a embarcação só poderá transportar 40% da sua lotação máxima. Todas as análises e liberações são realizadas pela Arsepam.
FOTOS: Divulgação/Sejusc