_ A iniciativa faz parte do Projeto Básico que tem finalidade de regularizar as atividades relacionadas aos laboratórios clínicos da SES_

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (09/03) e sexta-feira (10/03), treinamentos com profissionais da saúde da capital e interior para o manejo dos equipamentos de gasometria e marcadores nas unidades. O objetivo é organizar os serviços ofertados nas unidades de saúde da capital e do interior, por meio da elaboração do projeto básico para o atendimento dessas necessidades.

A gerente de apoio ao diagnóstico da Cema, Ilka Reis, destaca que a qualificação do serviço auxiliará o sucesso dos resultados por meio da equipe de servidores.

“Os benefícios do serviço de gasometria, bem como o serviço dos marcadores cardíacos são importantes para as formas mais comuns de investigação clínica em situações de emergência e de cuidados críticos, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento das intervenções terapêuticas com resultados rápidos e precisos, estando disponíveis para a equipe médica 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse a gerente.

Ainda segundo ela, a qualificação dos profissionais de saúde visa melhorar a qualidade nos atendimentos dos pacientes da rede de urgência e emergência, além de preparar uma equipe qualificada na capital nos hospitais e SPAs e unidades do interior.

A gasometria arterial é uma das formas mais comuns de investigação clínica em situações de emergência e de cuidados críticos, tendo valor inestimável para o diagnóstico e acompanhamento das intervenções terapêuticas.
O serviço de marcadores cardíacos visa identificar, por meio de análises laboratoriais, o diagnóstico precoce de lesão do miocárdio, insuficiência coronariana e sepse, visto que as doenças do coração e circulatórias possuem alta taxa de morbimortalidade.

Além disso, o uso dos marcadores cardíacos, principalmente os específicos e de alta sensibilidade, possibilita intervenções que possam aumentar a sobrevida do paciente.

Atualmente, 56 analisadores de Gasometria estão instalados nas unidades, distribuídos entre hospitais e pronto-socorros, maternidades e serviço de pronto-Socorros. Já os Marcadores Cardíacos possuem um quantitativo de 16 unidades também distribuídos entre hospitais e pronto-socorro, maternidades e serviço de pronto-socorro na capital.

FOTOS: Douglas Santos –SES-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo