A finalidade é interiorizar o desenvolvimento econômico para gerar emprego e renda ao produtor rural do interior
Durante a 6ª Festa do Queijo, na comunidade do Novo Céu, no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas unidades vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) -, profissionalizaram, mais de 100 produtores que participaram do evento.
Coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, o curso ocorreu de quinta-feira (06/07) a sábado (08/07), com a realização de cursos sobre crédito rural, boas práticas na fabricação de queijo, boas práticas na bovinocultura, regularização de agroindústrias junto ao Selo de Inspeção Estadual (SIE/AM), orientação processual de laticínios, práticas agropecuárias de fabricação, e a prevenção de doenças que podem ser ocasionadas por contaminação de leite e derivados em seres humanos.
“Autazes possui uma tradição e uma vocação na pecuária sustentável de leite e de corte. Tudo isso é fruto de um planejamento, buscando interiorizar o desenvolvimento econômico, para que esses eventos gerem emprego e renda no interior”, ressalta o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
A 6ª Festa do Queijo é uma realização da Associação dos Pecuaristas e Produtores do Novo Céu e Autaz Mirim (Apcam), com o apoio do Governo do Amazonas. No evento, ocorreu a eleição da rainha do queijo, feira do queijo, corrida de cavalos, rodeio, shows musicais e entre outras programações.
FOTOS: Divulgação/Sepror