Essa é a 74ª edição do curso integrado destinado a capacitar profissionais da área de Inteligência, que atuam no Amazonas, Bahia, Pará, Roraima e no Distrito Federal

Profissionais que atuam na área de Inteligência do Amazonas, Bahia, Pará, Roraima e no Distrito Federal iniciaram, na manhã desta segunda-feira (31/07), em Manaus, o curso de Metodologia de Produção do Conhecimento. A atividade é realizada no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte (CIISPR-Norte), no Tarumã, na zona oeste.

Essa é a 74ª edição do curso, que é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e CIISPR-Norte. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, e irão até a próxima sexta-feira (04/08) com carga horária de 40 horas.

As aulas serão ministradas pela major da Polícia Militar do Distrito Federal, Layla Maria Santos, que é a chefe da Divisão de Inteligência do Centro Integrado de Inteligência. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam na atividade de inteligência voltada para segurança pública e órgãos parceiros, na metodologia de produção do conhecimento, para que haja uma padronização de procedimentos em uma sequência racional e com embasamento científico previsto na doutrina nacional de inteligência de segurança pública.

“Esse curso ensina a fazer análise de inteligência. Então, nós formaremos analistas de inteligência com o objetivo de integrar as forças de vários estados, com isso adotaremos a mesma linguagem e consiga harmonizar e integrar ainda mais as nossas atividades”, informou a major.

A major destacou, ainda, que os setores de inteligência estão em processo de expansão e quanto mais investimentos nesta área, melhores serão os resultados alcançados. “A gente precisa de inteligência para otimizar os nossos recursos, então, quanto mais investimento em inteligência mais efetiva é a nossa ação”, afirmou Layla Maria.

Nesta edição estão participando, discentes das forças de Segurança e Salvamento do Amazonas, do Tribunal de Justiça (TJAM), Ministério Público (MPE/AM), Guarda Municipal de Manaus (GCM), Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira (FAB), assim como discentes dos Estados da Bahia, Pará, Roraima e Distrito Federal.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado recentemente, apontou que no Amazonas, entre 2021 e 2022, houve um crescimento de investimento de 180% no setor de inteligência. Para o secretário Executivo Adjunto de Inteligência da SSP-AM, Delegado Rodrigo Torres, o curso está inserido dentro da proposta do Governo do Estado, que tem investido na área e vai agregar muito mais conhecimento aos operadores, gerando mais resultados positivos ao Amazonas.

“O Amazonas vem recebendo investimento na área de Inteligência. Isso demonstra que a atividade vem funcionando de forma eficiente e eficaz. Este curso vai ajudar a capacitar todos aqueles servidores que atuam na área, não só dentro da nossa Secretaria, mas em organizações que têm seu setor de Inteligência, auxiliando o profissional a desenvolver sua capacidade de forma mais técnica e elaborada, com isso, o resultado final refletirá em maiores apreensões e atuações mais pontuais em áreas críticas, trazendo resultados positivos para a Segurança Pública”, destacou Torres.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo