Os projetos apresentados na mostra foram selecionados em uma chamada pública e são de diferentes unidades acadêmicas da UEA

A segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, em Brasília, contará com stand e a mostra de projetos de pesquisa e inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E, para que a seleção dos projetos da universidade fosse realizada de forma transparente, a instituição anunciou uma chamada pública. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF.

O público-alvo da chamada pública foram os coordenadores dos projetos realizados na instituição, que poderiam submeter as propostas de pesquisa e inovação ao Comitê Executivo do Fundo de Reserva Específico de PD&I (Fepdi) da UEA.

Os projetos apresentados na mostra durante a feira serão: Monitoramento da Qualidade de Águas das Bacias do Tarumã-Açu, Tarumã- Mirim e Puraquequara, E-Manager, SoM-DN, Curupira, Além da Gastronomia, PCD Yara, Laboratório de Matemática Pura, Aplicada e Computacional, e Pelos Caminhos da Canoa.

As pesquisas são desenvolvidas em diferentes unidades acadêmicas da UEA: Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Normal Superior (ENS), Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb) e Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira (Cessg).

Para o reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, o resultado da seleção celebra a diversidade de projetos desenvolvidos pela universidade nas mais diferentes áreas temáticas. “Iremos mostrar o potencial e resultado das pesquisas realizadas por nossos professores e alunos. São projetos inovadores que visam a criação de novas tecnologias em prol da sociedade e que contam com o apoio do Polo Industrial de Manaus”, disse.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Roberto Mubarac, a iniciativa da chamada foi proposta após reunião realizada entre a organização da FesPIM e a gestão da universidade. “A UEA é uma universidade com milhares de projetos e pesquisas extremamente importantes e pujantes para a região e o Brasil. Fizemos um processo democrático e que foi um sucesso”, comentou.

Seleção

As propostas foram enviadas e apresentadas ao Comitê Executivo do Fepdi pelas direções das unidades acadêmicas interessadas, após aprovação de seus Conselhos Acadêmicos ou órgãos colegiados equivalentes. Os projetos foram avaliados e selecionados de acordo com a aderência do projeto ao escopo da feira, curriculum lattes do coordenador (a partir da pontuação descrita na chamada).

Sobre a FesPIM

A harmonia entre a conservação ambiental na Amazônia e ações de desenvolvimento poderá ser comprovada na segunda edição da FesPIM. A feira é promovida pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

FOTOS: Daniel Brito/Ascom UEA

Notícias relacionadas

Pular para o conteúdo