O Observatório de Turismo da UEA concorreu com os Observatórios de Fortaleza e Blumenau
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi escolhida para sediar o “8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo”. A previsão é que o encontro ocorra entre o final de maio e o início de junho de 2024. A decisão foi anunciada no dia 3 de junho, após o Observatório de Turismo da UEA concorrer com os Observatórios de Fortaleza e Blumenau.
A organização do evento ficará sob responsabilidade do Observatório de Turismo da UEA, coordenado pelas professoras Márcia Raquel Guimarães e Maria Helena Fonseca, em colaboração com a diretoria nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot). A captação também contou com a participação da professora Paula Chaves, pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa do Observatório de Turismo da UEA.
A candidatura de Manaus, representada pelo Observatório de Turismo da UEA, foi bem-sucedida devido à apresentação das pesquisas e da rede de instituições que fazem parte do Observatório. Durante o processo de seleção foi enfatizada a importância dos dados para as decisões políticas e o planejamento do turismo.
Para a coordenadora do Projeto de Extensão de Eventos do curso de Turismo (Eventur), que ajudou na captação do evento, professora Cláudia Martins, o evento é muito importante para toda a comunidade acadêmica da UEA. “Colocar Manaus no hall das cidades-sede da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot) aumenta nossa responsabilidade, pois o evento de São Luís foi maravilhoso e o nosso terá que ser ainda melhor.”
Segundo a professora Cláudia, a escolha de Manaus como sede do evento trará visibilidade para a utilização dos dados na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões. “Além disso, fornecerá aos empresários do setor turístico informações essenciais para embasar investimentos e melhorar na gestão do segmento.”
A turismóloga e coordenadora do evento, professora Márcia Raquel Guimarães, destacou que o sentimento é da oportunidade de unir dois projetos de extensão e pesquisa, materializando a importância do tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão) em prol da sociedade. “É uma ação inédita que representa o papel da UEA no fortalecimento da atividade turística como matriz econômica e formadora de mão-de-obra qualificada de alunos e professores com seus projetos e pesquisas.”
A candidatura da UEA foi apoiada por várias instituições públicas e privadas, incluindo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedecti), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM).
FOTOS: Daniel Gonçalves/Observatório de Turismo da UEA