Sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, conhecido como Paredão, tem contribuído para a redução
O número de registros de homicídios na zona norte de Manaus teve queda de 15% de janeiro a julho deste ano. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Em sete meses de 2024, foram registrados 130 homicídios na zona norte da capital. Em 2023, o número de registros de crimes deste tipo chegou a 191.
De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, o sistema de monitoramento por câmeras inteligentes, conhecido como Paredão, tem contribuído para a redução.
“O governador Wilson Lima tem investido em todas as áreas da segurança, mas o mais importante, sem dúvida alguma, é o Paredão. A redução de homicídio faz parte também do uso dessa ferramenta, uma vez que ela auxilia nas investigações colocando ali na cena do crime a pessoa que estava usando um determinado veículo”, ressaltou o secretário.
De acordo com os dados do Ciesp, o número de homicídios caiu em todas as zonas de Manaus. No Amazonas a redução chegou em 17%.
A queda é o resultado do trabalho das polícias Militar (PMAM), da Civil (PC-AM), com apoio do Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), somados aos investimentos promovidos pelo Governo do Amazonas, que resultaram, ainda, na prisão de 253 pessoas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime, no acumulado entre janeiro e agosto.
Paredão
A ferramenta trabalha com monitoramento em tempo real de câmeras espalhadas pela capital, em um sistema inteligente de identificação de placas e localização exata de determinado veículo.
A estrutura do Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança (Ciaisp) está montada na Sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus.
FOTOS: Mauro Neto/Secom