Estado executa cronograma de modernização de outras unidades do PAC em Manaus
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), reinaugurou, nesta sexta-feira (17/12), o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Inaugurada há 21 anos, a unidade nunca havia passado por reforma e é a primeira a ser revitalizada dentro da programação de modernização dos PACs, que está sendo executada pelo Estado, seguindo determinação do governador Wilson Lima.
De acordo com a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, os trabalhos têm como objetivo qualificar os serviços oferecidos nos locais, proporcionando mais conforto e segurança aos cidadãos.
“O PAC Compensa, ele já tem 21 anos de inauguração, e desde que ele foi inaugurado nunca sofreu nenhuma intervenção. Sempre foi trocada uma porta, uma janela, consertado um ar-condicionado, mas uma revitalização, uma reforma completa no sistema, um serviço de modernização, nunca havia sido feito. Então, após 21 anos, o Governo do Estado do Amazonas faz um trabalho de revitalização”, pontuou a secretária.
Depois da unidade da Compensa, o cronograma prevê melhorias nos PACs Alvorada e Educandos, nas zonas centro-oeste e sul de Manaus, respectivamente. Durante o período de execução dos trabalhos, os serviços são deslocados para outras unidades, sem que a população fique desassistida.
“O PAC Compensa é o primeiro PAC a ser modernizado pelo governo Wilson Lima, mas já foram destacados pelo governador recursos para a reforma do PAC Alvorada. Então o próximo PAC a ser reformado será o PAC da Alvorada. No início de janeiro começam as reformas do PAC Alvorada, que seguirá o mesmo modelo do PAC Compensa”, afirmou Mirtes Salles.
Nova estrutura – Entre as novidades na estrutura revitalizada do PAC Compensa, está um auditório que vai atender demandas internas e também direcionadas aos cidadãos. Antes de entrar em reforma, o PAC Compensa atendia mais de 1.700 pessoas só para cédulas de documento de identidade, entre 1ª via e 2ª via. Além deste serviço, a unidade reunirá os mais procurados pela população.
Para Marcos Moraes, morador do bairro Redenção, que foi ao PAC Compensa para solicitar a emissão dos RGs dos dois filhos gêmeos de 6 anos, a nova estrutura será um benefício para toda a comunidade que precisa dos serviços. “É muito bom. A sociedade agradece. Benefício para a sociedade é muito bom. Qualquer benefício, a comunidade agradece”, destacou.
Parceiros – Entre os parceiros que irão atender dentro do PAC Compensa estão: Águas de Manaus, Banco Bradesco, Correios, Junta Militar, Polícia Civil (PC-AM), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e Detran Amazonas.
FOTOS: Herick Pereira/ Secom