A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) iniciaram a tratativa para um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento de pesquisas na área de tecnologia a fim de modernizar sistemas que possam promover uma maior justiça tributária e gerar impacto positivo na arrecadação do Estado.
Modernização do sistema AFI (Administração Financeira Integrada), aperfeiçoamento da classificação tributária e melhorias no processo de compras governamentais são algumas das áreas de pesquisa a serem exploradas. “O objetivo é trazer mão de obra das universidades para o desenvolvimento de soluções técnicas em diversas áreas”, explica o secretário de fazenda Alex del Giglio.
De acordo com a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales a conversa foi uma tratativa inicial, mas que pode vir a se tornar uma parceria importante para as duas instituições, com desdobramentos positivos para a sociedade em geral. “É uma iniciativa que pode trazer muito benefício não só pra Sefaz, mas para os órgãos de controle e para a sociedade em geral”, declarou professora-doutora.
Também foi objeto da reunião a liberação de recursos para pesquisas do edital “Amazonas Estratégico” e de outros editais de fomento técnico-científico da instituição. Os pagamentos dos auxílios foram garantidos para o dia 10 de abril. “Só do Amazonas Estratégico foram mais de três milhões”, comemorou a gestora da Fapeam, que reconhece a importância do recurso para o desenvolvimento da pesquisa científica no estado.
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEFAZ-AM