A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), lançou na manhã desta segunda-feira (1º/04) o Programa de Redução da Violência, do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (Previne) na Escola Estadual Elias Novo Alvarez, que atende crianças do ensino fundamental no Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba, a cerca de 18 quilômetros de Manaus.
O programa leva palestras aos estudantes e responsáveis com temas como bullying, IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), gravidez na adolescência, tráfico de entorpecentes, respeito aos professores e aos familiares.
De acordo com o coordenador do Departamento da SSP, capitão da Polícia Militar Diego Paiva, o objetivo é aproximar as crianças, famílias e educadores da polícia, fazendo a educação e segurança andar lado a lado contra a criminalidade. “Começamos nossas atividades com palestras e reuniões aqui no Cacau Pirêra e vamos implantar nos próximos meses nos municípios de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Manacapuru, além de Coari e Eirunepé. Será uma atuação em conjunto com a Secretaria de Educação, com gestores, psicólogos e assistentes sociais”, destacou.
Na escola Elias Novo Alvarez, a Polícia Militar desenvolve o Proerd, e o Corpo de Bombeiros do Amazonas atua com o projeto “Bombeiro Mirim”, atendendo 35 crianças e adolescentes. “A principal atividade é poder tê-los no nosso quartel para trabalhar disciplina, caráter e reforço escolar. Nós falamos muito sobre prevenção e sobre trabalhar para que não aconteça, falamos sobre responsabilidade e disciplina com os pais. Hoje nós estamos na terceira turma do projeto no Cacau Pirêra”, afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros, Moab Pereira.
A diretora da escola, Elzanira Luna, comentou a importância do Previne nas escolas do Distrito de Cacau Pirêra, por ser uma área com elevados índices de violência. “Esse programa só veio enriquecer ainda mais, informando e prevenindo as famílias e os estudantes”, concluiu.
Durante o mês de abril, o Previne vai ministrar palestras e reuniões nas unidades escolares do Distrito de Cacau Pirêra e município de Iranduba.
FOTOS: Erikson Andrade / SSP-AM